Supply Chain Management Program

  • Extensão Estratégica em Gestão de Projetos


Informações e Contato

Agenda Extensão
12.Set a 05.Out
Segundas e quartas
24 horas - 19h15 às 22h30

Local - Febracorp
Academia de Experiências
Av. Dr. Cardoso de Melo 1340, 1º Andar Vl.Olímpia/SP

Contato
Julia Molinari
(11) 3302-9292
mais informações

Professores do Instituto

Ana Paula Tozzi

Specialist in Supply Chain

Atuou como CIO da Gradiente, é formada em Administração de Empresas pela FEA-USP com MBA Executivo Internacionalpela Fundação Instituto de Administração FIA-USP possui diversos cursos de especializaçãono Brasil e no Exterior. Atuou por cinco anos como consultora da Andersen Consulting (Accenture), foi Diretora Administrativo-Financeira do Grupo Empresarial Pasmanik, CIO e Supply Chain da Gradiente Eletrônica, consultora da AGR Consultores e professora da ebusiness Brasil. Ao longo da carreira de consultoria, realizou projetos em empresas de médio e grande porte com foco em estratégia, redesenho de processos, reestruturação de empresas, gestão financeira, seleção de soluções em tecnologia, customer service e outros projetos de gestão.

Conheça o Profissional

Henrique G. Marcondes

Diretor da J.P.Morgan Logística

Com cerca de 20 anos de experiência em Supply Chain, já atuou em empresas como Ambev, Alstom, Accenture e Embraer. Participou do projeto MIT SC 2020 como membro do Industry Advisory Council e, desde 2008 é diretor da J.P.Morgan Logística.

Conheça o Profissional

Mestre em Engenharia de Produção pela USP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui experiência na direção de projetos de logística e compras em empresas nos segmentos automotivo, químico-farmacêutico, prestação de serviços, siderurgia e varejo. Como grandes realizações redesenhou processos e redes de abastecimento de algumas das maiores empresas multinacionais do Brasil.

Leonardo Chwif

Especialista em simulação de cenários

Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre pela USP e Doutor pela USP/Brunel University (U.K) em simulação de processos, Leonardo possui inúmeros artigos em simulação publicados em periódicos e conferências nacionais e internacionais. Possui mais de 15 anos de experiência em simulação, tendo trabalhado também em grandes empresas como Mercedes-Benz e Multibrás Eletrodomésticos. Já realizou mais de 100 projetos de simulação. Juntamente com Afonso Celso Medina é autor do Livro: Modelagem e Simulação de Eventos Discretos.

Conheça o Profissional

Fez carreira por 12 anos em diversas áreas da cadeia de Suprimentos, tendo atuado como Diretora Executiva em multinacionais como Unilever e Danone. Graduada e pós graduada em Engenharia Química pela UNICAMP, também é formada em Coaching pelo ICI (Integrated Coaching Institute – certificado pelo ICF).

Executivo de Compras, com mais de 15 anos de experiência na indústria farmacêutica, atuando nas áreas de Compras e logística internacional, liderando equipes regionais e do Brasil com foco nas categorias indiretas de serviços e produtos de marketing. Engenheiro de Produção com um MBA de Gestão Empresarial pela BSP, acumula também experiência como Gerente Regional de Compras na Sanofi-Aventis.

Doutor em Economia pela UFRJ com tese sobre estratégia de compras das multinacionais automobilísticas, possui MBA em Gestão de Negócios pela FGV. Trabalha na Peugeot Citroën na área de Planejamento Estratégico, tendo atuado nas áreas de Gestão, Controladoria e Performance de Compras. Com amplo conhecimento sobre monitoramento e inteligência de mercado da cadeia de fornecimento, ministra aulas pelo Inbrasc desde 2008.

Mestre em Engenharia de Produção pela USP, pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV. Possui experiência na direção de projetos de logística e compras em empresas nos segmentos automotivo, químico-farmacêutico, prestação de serviços, siderurgia e varejo. Como grandes realizações redesenhou processos e redes de abastecimento de algumas das maiores empresas multinacionais do Brasil.

Atuou como Gerente de Compras para a América Latina na Rhodia, onde trabalhou por mais de 25 anos e foi responsável pela criação de diversos modelos de gerenciamento em compras para negociação e relacionamento com fornecedores. Formado em Engenharia, complementou sua base acadêmica mestrando em Engenharia de Produção na área de Produtividade e Qualidade.

Com mais de 30 anos de experiência em Supply Chain, desenvolveu e implantou a área nos oito anos em que permaneceu na BIC Brasil. Também acumula 23 anos de atuação na Unilever Brasil, onde ocupou o cargo de gerente de Projetos e Desenvolvimento de Distribuição.

Módulos da Extensão

  • Case: Como uma multinacional de alimentos conseguiu, através da implementação de um projeto de logística, melhorar o nível de serviço e reduzir os custos;
  • Qual o modelo de acompanhamento que foi adotado no case e como as macro etapas se procederam;
  • Como a companhia alocou, controlou e otimizou seus recursos ao longo do planejamento e implantação do case;
  • Como os indicadores foram estratificados no caso prático.
  • Utilizando o SixSigma como alavancador de dados estatísticos e melhorando a disciplina e comprometimento de um projeto;
  • Trabalhando os benefícios do modelo: captação de dados e análise, resolução de problemas, entendendo e avaliando processos existentes, desenvolvendo e controlando medidas padrões e desenvolvendo avaliações quantitativas;
  • Lean vs SixSigma: qual a melhor modelo para gerenciar projetos de Supply Chain?
  • Utilizando o modelo A3 para sustentar a estratégia do Lean;
  • Case: Como a DuPont lida com o gerenciamento de mais de 10 projetos em Supply Chain, a partir do alinhamento com a metodologia Six Sigma de maneira a equalizar prazos, pessoas e custos em resultados positivos;
  • De que maneira a gestão de projetos com o foco em ações de Supply Chain trazem resultados e agilidade aos processos da companhia;
  • Saiba como são feitas as avaliações de viabilidade econômico-financeira de projetos da DuPont;
  • O desafio de seleção de projetos para desenvolvimento e formação de equipes;
  • Como promover o desenvolvimento assistido do projeto, baseado na visão de Supply Chain;
  • Supply Chain e visão financeira.
  • A importância do Supply Chain como alavancador de soluções de negócios;
  • Entendendo os riscos em redes de suprimentos;
  • Processo de gestão de risco em redes globais de suprimento (principais estratégias);
  • Mitigação, monitoramento e controle dos riscos;
  • Características de redes de suprimentos com capacidade de resiliência;
  • Controle de custos: o Supply Chain e o resultado financeiro, o Supply Chain e o valor para o acionista e a análise do custo logístico.
  • Utilizando o Analytic Hierarchy na ajuda do processo de priorização de projetos;
  • Comparando os critérios entre si e os critérios com relação as alternativas;
  • Decompondo os problemas de decisão em uma hierarquia de subproblemas;
  • Avaliando sistematicamente seus vários elementos e comparando-os;
  • Utilizando Monte Carlo para resolução de problemas probabilísticos diversos;
  • Utilizando o Monte Carlo na ajuda do processo de gestão de riscos em projetos;
  • Simulando cenários para direcionar decisões mais favoráveis.

Inbrasc - Instituto Brasileiro de Supply Chain @ 2011